6 DICAS PARA SUA EMPRESA SUPERAR TEMPOS DE CRISE

Vivemos um momento de dificuldades econômicas.
Mas afinal, quais cuidados devem ser tomados com relação aos custos em épocas de crise? E quais outros cuidados devem ser avaliados durante uma fase de recessão?
Abaixo temos 6 dicas para você preparar sua empresa para enfrentar este momento:

1. Planejamento
Muito se fala sobre a importância de um bom planejamento ao abrir uma empresa, mas para manter o negócio nos trilhos é preciso refazer o planejamento de tempos em tempos. Em épocas de crise, por exemplo, é fundamental que a empresa refaça um planejamento, uma vez que o cenário do mercado muda e a empresa precisa acompanhá-lo.
Portanto, seja bimestral, semestral ou anual, fazer um bom planejamento irá auxiliar a empresa a evitar surpresas desagradáveis em tempos de crise. Desta forma, é importante coletar o máximo de informações necessárias, avaliando o atual cenário econômico e definindo novas projeções para o futuro.

2. Fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa de uma empresa é muito importante para sua sobrevivência em qualquer época. Mas se tratando de períodos de crise, esta ferramenta se torna muito mais importante.
Neste caso, é fundamental ter as seguintes atenções:
– Separe as despesas fixas das despesas variáveis e defina um teto máximo para cada uma delas;
– Jamais misture suas despesas pessoais com os gastos da empresa;
– Monitore seu fluxo de caixa com frequência e acompanhe de perto a movimentação de entrada e saída.

3. Precificação
A precificação correta também deve entrar na lista como um cuidado essencial em tempos de crise. Reduzir drasticamente os preços para vender mais ou aumentá-los demais para cobrir despesas adicionais da empresa, são erros a serem evitados. Neste caso, é importante avaliar os preços cobrados atualmente e levar em conta a concorrência, as mudanças do mercado e o novo planejamento da empresa.

4. Fidelização
Manter clientes fidelizados também é um dos fatores mais importantes para se dar atenção em tempos de crise. Isto porque manter clientes já existentes ajudará a sua empresa a manter uma renda mais previsível, além de economizar também em investimentos para conquistar novos clientes.
O bom relacionamento e o uso de promoções para incentivar negociações, são somente alguns dos pontos para se dar atenção na hora de fidelizar clientes.

5. Publicidade e Marketing
Em tempos de crise, muitas empresas optam por cortar completamente seus investimentos em marketing. No entanto, este é um dos maiores erros que sua empresa não deve cometer. Em outras palavras, se o mercado já está ruim, deixar de investir em marketing poderá deixar o cenário ainda pior para sua empresa.
Sua empresa precisa aparecer mesmo em tempos de crise, pois é justamente nesta época que novas oportunidades aparecem e além disso, a crise pode não estar atingindo diretamente o seu público-alvo.
Faça investimentos planejados com acompanhamento de especialistas.

6. Cortes de gastos
Em épocas de crise, evitar desperdícios é essencial para manter as finanças em dia. No entanto, quando se deseja cortar gastos, é preciso avaliar criteriosamente o que deve ser cortado. Demitir funcionários, por exemplo, nem sempre é a melhor opção e desta forma, é preciso planejar corretamente cada corte.
O mesmo vale para investimentos em marketing, pois conforme citado anteriormente, deve haver um planejamento e uma mudança de estratégia em vez de propriamente o corte de todos os investimentos em publicidade.
Saber administrar os negócios em épocas de crise, é um passo fundamental tanto para a experiência do empresário, quanto para o amadurecimento da própria empresa.
Conforme vimos, o planejamento deve ser o principal fator para tomar decisões e criar oportunidades em épocas de crise. Além disso, é importante tomar nota das lições aprendidas, pois as crises passam e o aprendizado deve ficar para ser aplicado também em épocas melhores.

Para saber mais e colocar todas essas dicas em execução, entre em contato conosco e agende um horário através do
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